Projeto Papel em Movimento
A oficina que vai até você!

Para a realização desta oficina é preciso que haja no local, necessariamente, um ponto de água, botijão de gás, três mesas grandes, TV, DVD, e que seja numa área térrea (aproximadamente 50m²), para facilitar a montagem dos equipamentos utilizados no processo de confecção dos papéis. Ficará a cargo do contratante qualquer gasto referente a translado, estadia e alimentação no período que se dará o curso.

Será disponibilizado aos alunos material didático, e certificado ao final do curso.

CURSO

CARGA HORÁRIA

QTE. ALUNOS

Reciclagem Artística de Papel

28 h
7 h em 4 dias


4 a 6

Misto – Reciclado e Fibra de Cana

40 h
8 h em 5 dias


2 a 6

Misto – Reciclado, Fibra de Cana e Banana

50 h
8 h 20 em 6 dias


2 a 6

Fibra de Kozo
(fins culturais)

35 h
7 h em 5 dias


2 a 6

 CONCEITOS

Reciclagem Artística de Papel (pós uso)
A ciência do Papel Artesanal Reciclado abrange: seleção, desinfecção, cocção e polpação, controle do pH para obtermos o papel neutro, resistente e durável. Noções básicas de colagem e embalagem serão abordadas nesse curso. Portanto, além do exercício e da difusão da consciência ecológica ao aprendermos a confeccionar o papel artesanal reciclado de qualidade podemos empregá-lo em: gravuras, pinturas, computação gráfica e etc.

Papel Artesanal de Fibra de Cana
 A idéia de aproveitar o recurso natural regional se faz presente quando deparamos com o bagaço de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) resultante da venda de caldo de cana em muitas esquinas. Pela abundância e facilidade de acesso, mesmo porque o Brasil é um dos maiores produtores deste vegetal, podemos utilizar essa matéria prima para confeccionar o papel artesanal 100% Fibra de Cana para usos diversos e mesclar com o papel artesanal reciclado obtendo papéis de qualidade.

Papel Artesanal Fibra de Bananeira
A idéia de aproveitar o recurso natural se faz presente quando deparamos com o plantio de bananeiras (Musa sapientum) cujo tronco resultante da colheita do fruto (cacho de banana) pode ser utilizado em vários trabalhos artesanais. Processando corretamente o fuste obtermos fibras puras para a confecção de papéis artesanais. Uso em diversos produtos: luminárias, encadernações, impressos, gravuras e etc.

Papel Artesanal de Fibra de Kozo
O papel artesanal japonês Fibra de Kozo já está sendo confeccionado no Brasil. Sua matéria prima, o vegetal kozo (Broussonetia kajinoki), adaptado ao solo brasileiro e processado como na sua origem é que nos fornece a característica de qualidade, durabilidade e resistência nesses papéis. A utilidade do papel artesanal Fibra de Kozo, além das artes tradicionais japonesas abrange impressões em gravuras, computação gráfica, aquarelas e etc.

Obs.: Importante lembrar que o curso também pode ser ministrado em São Paulo no Estúdio Kamori, localizado na Rua Fidelino de Figueiredo, 119 – Saúde / SP – CEP 04144-130.
Qualquer dúvida entrar em contato: fone/fax (55) 11 5585-3523 / celular (55) 11 8558-6406

CopyRight - Kamori - Proibida reprodução parcial ou total sem expressa autorização - GraphWeb - 2002